A Toxina botulínica, mais conhecida como botox é um dos melhores e mais seguros métodos de rejuvenescimento, prevenindo o aparecimento de linhas de expressão e controla as marcas já existente
A aplicação de Toxina Botulínica (Botox®) é atualmente um dos procedimentos estéticos mais realizados. É uma proteína purificada que quando injetado no músculo causa paralisia temporária do mesmo. Ao relaxar a musculatura, relaxa também a pele que os reveste e as rugas diminuem ou desaparecem temporariamente (ela age temporariamente bloqueando a condução do impulso nervoso devido à ligação nos receptores da placa motora simpática).
É utilizada para melhora das rugas da testa, entre as sobrancelhas, perioculares (pés-de-galinha), nasais, perilabiais e cervicais (pescoço).
Além de ser usada para melhora das linhas de expressão facial, a toxina botulínica também está indicada para o tratamento de:
– hiperidrose axilar, palmar e plantar: diminui o suor em axila, mãos e pés;
– estrabismo: melhora o alinhamento ocular;
– Bruximos
– blefaroespasmo: melhora os espasmos nas pálpebras;
– espasticidade: melhora a espasticidade muscular em crianças com paralisia cerebral;
– cefaleia tensional e enxaqueca: melhora as dores de cabeça;
– bexiga hiperativa neurogênica: melhora a frequência dos episódios de incontinência urinária.
Está contraindicada em pacientes com história de hipersensibilidade (alergia) ao produto ou na presença de infecção no local da aplicação.
O procedimento é realizado em consultório médico e leva aproximadamente 15 a 20 minutos.
A ação do produto se inicia entre 3 a 5 dias e o resultado pode ser notado entre 7 a 15 dias.
O resultado não é permanente e o efeito terapêutico varia de paciente para paciente, sendo em média de 3 a 6 meses. Gradualmente, os músculos voltam a se contrair, de modo que a reaplicação da toxina botulínica é indicada.