Rinoplastia é o nome dado à cirurgia do nariz. É uma das cirurgias plásticas mais comumente realizadas. Deve ser individualizada para cada paciente, não acreditamos mais em receitas e passos pré determinados para correção de certas deformidades nasais.
O Nariz é parte central da face e apresenta-se em diferentes proporções, conforme etnia do indivíduo. Não podemos observar o nariz de forma isolada. Devem ser analisadas também todas as estruturas relacionadas e ao redor dele: fronte, sobrancelhas, olhos, maxila, lábios e queixo. É importante considerar as proporções de todas as estruturas para concluir se o nariz flui naturalmente dentro dessas linhas e curvas.
O paciente que deseja se submeter a uma rinoplastia deve ser rigorosamente examinado pelo seu cirurgião plástico com a preocupação de identificar alterações das estruturas nasais externas e internas que possam estar causando desarmonia da estética nasal e provocando dificuldade para respirar pelo nariz. Cirurgia que exige precisão, paciência e habilidade, além de um profundo conhecimento anatômico e funcional do nariz, e de suas relevâncias cirúrgicas que as alterações das estruturas nasais podem causar.
Em regra, a rinoplastia é realizada com anestesia local com sedação ou geral e a internação hospitalar dura de um a dois dias. Geralmente, o período pós-operatório não é doloroso e o paciente deve permanecer em repouso durante 5 a 7 dias. O tempo de cicatrização compreende de seis a doze meses após a cirurgia. Portanto, o resultado definitivo da rinoplastia só poderá ser avaliado após 1 ano.