A lipoaspiração é a cirugia que tem como objetivo reduzir a quantidade de gordura localizada, com excelente indicação para melhorar o contorno corporal. A Lipoaspiração é definida como a retirada cirúrgica de depósitos de gordura abaixo da pele através da utilização de cânulas de pequeno diâmetro acopladas a aparelhos de sucção e aspiração que são introduzidas por meio de pequenas incisões cirúrgicas. SEM FEMINILIZAR O MESMO COM CURVAS FEMININAS, MANTENDO e REALÇANDO OS PADRÕES DO CORPO MASCULINO.
O termo Lipoescultura deve ser entendido como uma modelagem corporal por técnicas de lipoaspiração, podendo se utilizar do reposicionamento de gordura por lipoenxertia em áreas com deficiência eventual como na região glútea, laterais das mamas e face.
Esta técnica cirúrgica está indicada para o tratamento de gordura localizada que não diminui com dieta e exercícios físicos em pacientes com boa elasticidade da pele. Pode ser utilizada nas mais diversas regiões corporais com excesso ou acúmulo de gordura, como: abdome, flancos, costas, joelhos, coxa, braços, pescoço, mama.
É sempre importante salientar que a lipoaspiração não é um procedimento para tratamento da obesidade.Não é cirurgia de emagrecimento e não substitui dieta e atividade física.
Geralmente, a cirurgia é realizada com anestesia geral e o tempo de internação dura um dia. Os pontos são retirados em sete dias. As cicatrizes são de pequeno diâmetro e ficam escondidas ou disfarçadas em áreas de dobras, sulcos e relevos naturais do corpo ou em áreas cobertas pela roupa.
No pós-operatório, o paciente utiliza cinta cirúrgica por três meses e faz sessões de drenagem linfática para diminuir o inchaço. As manchas roxas e o edema vão desaparecendo gradativamente e, normalmente, a pele da região lipoaspirada se retrai. A cirurgia pode ser realizada isolada ou muitas vezes associada a outros procedimentos.